Curso de introdução ao Mindfulness

Curso de Introdução ao Mindfulness

Introdução

zMindfulness é a qualidade de atenção que damos a nós próprios, aos outros e ao mundo que nos rodeia. É a atenção plena no momento presente na qual podemos notar os nossos pensamentos, sensações físicas e emoções quando estão ou vêm a ocorrer, sem que tenhamos de reagir de forma automática que tantas vezes nos prejudica. Com esta prática abre-se a possibilidade para uma reação mais consciente e adequada à situação em concreto, sobretudo nos momentos mais difíceis da nossa vida pessoal e profissional.

A investigação cientifica em neurociência evidencia que a meditação/mindfulness tem impacto positivo sobre 8 regiões do cérebro, melhorando a capacidade de responder e decidir de forma mais adequada a cada momento, aumentando a massa cinzenta no hipocampo, melhorando a capacidade de gestão do stresse e de resiliência, e outras áreas relacionadas com a perceção, a consciência corporal, a tolerância à dor, a regulação das emoções, a introspeção, a melhoria do pensamento complexo e o conhecimento de si próprio.

Testemunhos

Objetivos Gerais

  • Introduzir as principais ferramentas do Mindfulness
  • Desenvolver a intuição, a perceção, o nível de consciência e a capacidade de decisão para situações difíceis da vida
  • Obter um verdadeiro e prolongado equilíbrio entre o corpo e mente e consequentemente, lidar melhor com o stresse.

Metodologia

O curso combina teoria e prática de mindfulness, com exercícios de gestão energética, com vista a melhorar a sua condição de saúde e bem-estar, dando-lhe ferramentas para a sua vida diária, havendo momentos específicos de interação para esclarecimento de questões e dúvidas.

A prática é adaptada à condição de cada participante. A prática é feita neste curso sentado em cadeira ou em pé.

Os participantes devem vestir roupa informal e confortável.

Será disponibilizado material didático de apoio ao curso.

No intervalo será servido chá e biscoitos.

Orientador

João Carvalho das Neves é praticante de Meditação, Zen e Mindfulness desde 2000 e começou a ensinar em 2010. Tem praticado em diversos centros em Portugal, França, Espanha e Japão, nomeadamente retiros de silêncio e individualmente na sua prática diária.

Diplomado em 2017 pelo Search Inside Yourself Leadership Institute (SIYLI) em San Francisco  pelo ENGAGE Advanced Mindfulness and Emotional Intelligence Training destinado a formadores em Mindfulness, Liderança e Inteligência Emocional. Frequentou o programa de Search Inside Yourself usando o Mindfulness em contexto empresarial implementado na Google em 2016 e o Mindful Leadership Summit em 2016.

Foi designado Qualified Teacher em 2015 e Certified Teacher em 2018 pelo Mindfulness Center, da School of Medicine University of California at San Diego, depois de ter completado nessa escola o Curso MBSR Mindfulness Based Stress Reduction Teacher Training (2015), o “Advanced Training in Teaching MBSR” sob o tema “Growing Into the Heart of Teaching MBSR: Dharma, Embodiment and the Refinement of Intention” (2018) e o estágio sob orientação de Paul Sugar daquela universidade (2015-2018).

É professor do nível fundamental de “Mindful Eating” sob orientação de Jan Chozen Bays e Char Wilkins.

Frequentou o Curso de Mindfulness Tools da Massachusetts University, School of Medicine, Center of Mindfulness (2015) e o curso de meditação transcendental (2014).

Instrutor de Chi-Kung diplomado pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa. Frequentou estágios em diversos estilos de Chi-Kung: Sistema Taoista Nei Kung, Zhan Zhuang, Shaolin Wahnam, Qigonq Terapêutico Shaolin. Diplomado em Shiatsu pela Escola EAN Estudos Avançados de Naturologia.

Sabe por experiência própria a grande diferença entre praticar ou não praticar mindfulness, pelo seguinte:
Foi administrador judicial de empresas falidas como a Torralta, o Casino Hotel de Tróia e a TVI antes de saber o que era o mindfulness. Depois de vários anos de prática de mindfulness – integrou a equipa do Dr. Miguel Cadilhe em 2008 na administração do BPN e foi CFO (administrador com o pelouro da gestão financeira) do Grupo  SLN cujas dificuldades foram noticiadas na comunicação social (tendo escrito sobre o tema o livro BPN Estado a Mais, Supervisão a Menos) e entre 2011 e 2014 assumiu a liderança da Administração Central do Sistema de Saúde  num período de grande dificuldade do país e de intervenção da Troika, implementando a política de saúde sob orientação do Ministro Paulo Macedo. Compreendeu assim que o mindfulness fazia diferença na sua qualidade de vida e na gestão do stresse.

Leciona a disciplina “Mindfulness for Business” no MBA (mestrado em gestão) do ISEG da Universidade de Lisboa desde 2015, lecionou “Mindfulness Business Skills Development” na Universidade Europeia e divulga o Mindfulness através da sociedade ZenAction Business Consulting & Coaching LDA da qual é sócio fundador.

Na sua vida profissional é professor catedrático em gestão no ISEG Universidade de Lisboa, Consultor em Gestão e Executive Coach pela sua empresa pessoal Zenaction Lda, Membro do Conselho Geral e Supervisão da EDP Energias de Portugal SA onde é Vice-Presidente para as Matérias Financeiras e Auditoria e Membro da Comissão de Vencimentos. Membro não-executivo independente da Montepio Valor Sociedade Gestora de Fundos de Investimento SA e Vice-Presidente da Associação Centro Cultural Mestre Kobayashi (pró-bono).